quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

AS REDES SOCIAIS DOS ATLETAS: FALANDO SOBRE ARTHUR “NORY” MARIANO E ÂNGELO ASSUMPÇÃO.

Arthur Nory Oyakawa Mariano, ginasta da seleção brasileira, natural de Campinas, treina no Clube Pinheiros. Participou dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, mesmo que seu currículo de conquistas no último ciclo olímpico não o credenciasse para tal feito. Acabou faturando uma medalha de bronze, ficando reconhecido mundialmente pela sua atuação nos jogos. Enquanto isso, Ângelo Roberto Dias de Assumpção, único ginasta negro integrante da seleção brasileira, natural de São Paulo, também treina no Clube Pinheiros. Ângelo ficou fora das olimpíadas do Rio de Janeiro 2016 após vencer diversos campeonatos e ser considerado um dos melhores ginastas da equipe brasileira durante o ciclo olímpico que antecedia os jogos. O que “une” os dois atletas, vai muito além da modalidade que praticam. No ano de 2015, um caso de racismo envolvendo os dois, balançou a relação dos atletas da seleção brasileira de ginástica. Arthur Nory, por meio de uma brincadeira de muito mau gosto, comparou Ângelo Assumpção a uma tela de celular estragada e a um saco de lixo, afirmando que ambas as coisas também seriam pretas.
A rede social é uma das maiores maneiras de aproximar as pessoas em nossa sociedade, principalmente pela facilidade de acesso que possuem. Com uma postagem e um clique podemos conhecer e descobrir os mais variados fatos de quem e sobre quem quisermos o que de certa forma pode tornar-se até perigoso.
Os dois atletas em questão, Arthur Nory Mariano e Ângelo Asumpção, estão nas redes sociais mais populares como facebook, instagram, twitter e snapchat. Arthur Mariano tem muito mais seguidores em todas elas do que Ângelo, ainda mais no momento pós Olimpíada devido a todos os resultados que teve e por ser, talvez, um homem muito mais “comercial” aparamente. Analisando este fato, fica evidente que existe sim racismo nas redes sociais. 
Durante os jogos Olímpicos a rede social dos atletas, principalmente o Instagram, esteve bastante ativa, porém de maneiras bastante distintas.  Enquanto Arthur Nory estava postando fotos com competidores do mundo inteiro e fotos suas competindo, Ângelo estava postando apenas fotos como mero espectador dos jogos do Rio de Janeiro, uma tremenda injustiça para quem foi campeão mundial no ano de 2015 e teve de ficar fora desta edição das Olímpiadas. Analisando as redes sociais dos dois percebemos uma grande humildade do ginasta negro, Ângelo, de estar lá presenciando e vivenciando aquele momento, que poderia ter sido, até então, o mais importante de sua carreria. Já Nory, teve um crescimento absurdo em seu número de seguidores nas redes sociais durantes os jogos, principalmente após seus resultados.

Afro21: Onde está Ângelo Assumpção?[1]

No dia 10 de Agosto de 2016, Renato Gama escreve um texto no site Afro21.com com o seguinte título: Onde está Ângelo Assumpção? Neste texto, o autor se pergunta o porquê Ângelo Assumpção não foi convocado para as Olimpíadas Rio 2016, comparando seus títulos, e levando em consideração que Ângelo foi Ouro na Copa do Mundo de Ginástica Artística em 2015 (deixando Diego Hipólito em 3º), além de ser seis vezes campeão brasileiro, 3 Vezes Campeão no Sul-americano 2012 pela seleção etc. 
O autor trata que Ângelo ficar fora das olimpíadas, e nem ser chamado para compor o time de reservas, foi por ser negro... Um ato racista.
Ângelo foi à olimpíada do Rio 2016, mas não esteve participando como atleta, e sim como espectador. Elogiou seus companheiros de equipe, inclusive, Arthur “Nory” Mariano, no entanto disse, tem que ser exemplo “dentro e fora dos tablados”.

Autores: Atanael Rodrigues; Bruno Nascimento e Vitor Gonçalves.

[1] Disponível em https://afro21.com/2016/08/10/onde-esta-angelo-assumpcao/ Acesso em:26 de Setembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário